A Salvação da Sua Empresa

0
420

a salvação da sua empresa

Como a INFORMAÇÃO pode ser decisiva na GESTÃO da sua empresa? Essa pergunta pode parecer sem sentido ao ponto que a sua empresa foi gerida pela sua experiência e todas as suas decisões foram importantes para chegar até onde chegou. Mas, vale lembrar que várias decisões foram tomadas com uma pitada de sorte, tipo uma voz interior dizendo: “faça assim que vai dar certo”. Então, essas decisões são provenientes do tino de empreendedor ousado e arrojado, que arriscam pelo sentimento que vai dar certo e com pensamento positivo e otimista.

Porém, as estatísticas comprovam que a maioria das decisões arriscadas e aventureiras causam grandes prejuízos, perdas incalculáveis, profundos fracassos e até mesmo a falência das empresas. Por isso, a informação entra como a salvação para as decisões certas ou para a correção das decisões erradas. A informação é algo tão imprescindível que a todo instante sua importância é cada vez mais valorosa. Afinal, a empresa movimenta dinheiro, mercadorias e serviços a cada segundo da sua existência e, toda essa movimentação necessita do registro de entrada e saída, um controle rigoroso dos lançamentos, a fim de ter segurança no patrimônio da empresa, confiança nas pessoas e informações para tomada de decisões.

As informações são úteis, por exemplo, para a empresa saber quais os melhores produtos ou melhores serviços, ou seja, são os mais vendidos ou são os de valor maior? Quem são os melhores clientes, são os que compram mais? Ou são os que pagam o valor mais alto? Quem são os melhores vendedores, os que vendem mais? Ou os que vendem o valor mais alto? Essas informações são úteis para manter o foco do negócio e investir em recursos e estrutura que suprem o caminho escolhido.

Uma decisão extremamente importante é a escolha dos fornecedores que vão suprir a empresa ao longo de toda sua existência. A informação é fator decisivo nesta escolha com critérios que vão apontar os fornecedores ideais durante uma cotação, por exemplo: Qual oferece o menor preço, a maior qualidade, o menor prazo de entrega, o menor custo de frete, o menor custo de impostos, o preço à vista com maior desconto, preço a prazo sem juros e vencimentos flexíveis. São informações que ao longo do tempo vão sendo exigidas que sejam cada vez mais rápidas. Inclusive comparadas com negociações anteriores. Com isso, a empresa pode definir uma reposição periódica de curto prazo para manter um estoque mínimo e baixo investimento em compras recorrentes.

Os vendedores necessitam de constante estímulo para vender os produtos de forma estratégica, por isso, o comissionamento é um atrativo para atingir as estratégias da empresa, por exemplo: comissão maior para os produtos mais antigos se vendidos à vista, comissão reduzida nas vendas a prazo pela quantidade de parcelas, comissão variada pela forma de pagamento, comissão por cota, comissão por meta individual e meta geral. Enfim, a informação como estímulo de vendas é essencial para a salvação da empresa.

Portanto, para garantir essas e outras informações necessárias para a salvação da sua empresa, conheça o sistema de controle e gestão empresarial ideal, fale comigo.

Fale com o autor: adm.lucianomarmo@gmail.com

Luciano Marmo
Empresário, empreendedor, analista de sistemas e formado em Gestão da Produção Industrial e Administração de Empresas.

Sem Comentários

Deixe um comentário

*