Sete Difíceis Problemas X Sete Simples Soluções

0
470

Business success online

Conheça as sete principais dores de cabeça que tiram o sono do empresário e, se surpreenda com as simples soluções matadoras. São problemas comuns nas empresas que talvez esteja tirando o seu sono também. Espero que as soluções sugeridas atendam suas necessidades e, caso queira aprofundar em cada assunto clique nos links indicados. Vamos lá?

01. Fechar o Mês no Vermelho
Que situação desanimadora fechar o mês no vermelho. Bom, pelo menos, isso não acontece só com uma empresa, milhares passam por situação semelhante neste exato momento, afinal, não existe uma receita perfeita para o sucesso. Por isso, não podemos nos acomodar e devemos consultar nossa consciência os motivos que levou a chegar nessa circunstância: Período fraco? Muita concorrência? Má sorte? Mercado? Crise? Governo?

SOLUÇÃO
Chegou a hora de rever os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Os pontos fortes e pontos fracos são fatores internos que colaboram ou impendem em superar as necessidades dos clientes. As ameaças e oportunidades são fatores externos que colaboram ou impendem o posicionamento da empresa no mercado. Portanto, esses quatro fatores necessitam ser revistos cujo efeito em curto prazo é fechar o próximo mês no azul.

02. Equipe Desinteressada
O que se passa na minha equipe que a maioria anda desinteressada? Já demiti e contratei, mas o problema continua o mesmo…

SOLUÇÃO
O que existe é um conflito de expectativas entre patrão e empregado. Os interesses de um nem sempre são iguais ao do outro. O que falta é um se colocar no lugar do outro, é preciso esse olhar para melhorar.

03. Vendas Abaixo do Esperado
Incrível, nos últimos seis meses eu venho reduzindo a meta de vendas e mesmo assim está abaixo do esperado, o que está acontecendo? Isso é geral?

SOLUÇÃO
Geral é a mudança de comportamento do comprador, afinal a informação e a inovação estão fazendo os seus papéis. E, nunca foi tão importante como agora agregar mais credibilidade nos produtos e no negócio.

04. Reclamações de Clientes
Tanto esforço para manter o ambiente perfeito, tudo organizado, atendimento rápido e mesmo assim as reclamações de clientes são constantes. Faz sentido?

SOLUÇÃO
Sim, faz sentido quando o imperceptível deixa a desejar. Os pequenos detalhes em toda negociação merecem atenção. Conquistar a satisfação do cliente inicia antes da negociação e depois também com o pós-venda e o relacionamento.

05. Mercadorias Encalhadas
Por falhas nas compras, vários produtos foram encalhando nas prateleiras e não sei como vender essas mercadorias já antigas no estoque. E agora? Prejuízo?

SOLUÇÃO
Todas as mercadorias tem um tempo médio de venda, mas quando alcança o tempo máximo exige rápida alternativa. A melhor alternativa é tornar o produto altamente necessário aos clientes.

06. Clientes Inadimplentes
Vender a prazo me ajuda a aumentar as vendas, mas o cliente em atraso reduz o meu capital de giro. Como resolver isso?

SOLUÇÃO
O risco de financiar o cliente é eminente porque por mais que se consulta o crédito hoje, amanhã pode não ter mais crédito, aí o temor do cliente não honrar o compromisso. A solução é incluir uma taxa de risco, se o cliente pagar em dias deduz tal taxa.

07. Cobrança de Fornecedores
Hoje eu tenho certeza que novamente os meus fornecedores vão me cobrar pelo atraso dos meus compromissos com eles. O que vou dizer a eles dessa vez?

SOLUÇÃO
Dizer a verdade nessa hora parece difícil, mas é o que sempre resolve. Diga as suas sete dores de cabeça que te tira o seu sono. O fornecedor parceiro além de ouvir, vai sugerir uma renegociação por resultados.

Quer aprofundar neste assunto? Deixe um comentário abaixo.

Consultor: Luciano Marmo
Empresário, empreendedor, bacharel em Administração de Empresas, Gestão da Produção Industrial e Analista de Sistemas.

Sem Comentários

Deixe um comentário

*